Como lidar com os conselhos?

Conselhos, palpites, pitacos, opiniões de toda forma e de todos os lados parecem aparecer quando você tem um bebê. Eles vêm das outras mães, dos pais, das tias, dos primos, dos vizinhos, dos amigos do Facebook, dos grupos de mães e até de quem nunca teve ou não planeja ter filhos. E você aí do outro lado pensando que fez tudo errado nesse mundo de ações perfeitas… Você não está sozinha!

Todas nós passamos por isso, infelizmente. Ouvimos todo tipo de recomendação desde a gestação, quando não podia “colocar a mão na barriga quando sentir vontade de alguma coisa para não manchar o bebê”, ou quando “devia fazer massagem com creme hidratante e puxar o mamilo para formar o bico do seio”. E nessa onda, duvidamos de nós mesmas porque “ela já teve filho e sabe do que está falando”, porque “eles são mais velhos e têm mais experiência do que eu”, porque “toda mãe sabe o que é melhor para seu filho” e por aí vai e vai só ladeira abaixo.

Conselhos tendem a ser generalizantes. E aí mora o primeiro erro de acreditar neles. O seu filhx não é dos outros, não é como o dos outros! É único!

Na maioria das vezes, os conselhos que recebemos partem de velhos conceitos e hábitos que muitas de nós já não aceitamos. São dicas como: Deixa chorar para não acostumar no colo/no peito/na cama. Eu tenho a impressão que quem criou essas frases deve ter prazer em ouvir criança chorar ou em ver o sofrimento dos bebês dos outros. E por mais que as pessoas tentem nos ajudar quando dizem isso (sim, eu acredito na boa intenção alheia!), já passou da hora de entenderem que está tudo bem em não seguir o conselho dado. Um “não, obrigado” é uma forma educada de dizer que seu palpite é bem-vindo, mas não será colocado em prática porque eu, mãe, acredito em algo diferente de você.

Vamos entender que o conselho pode não valer para todo mundo? Vamoooos! E vamos ser felizes assim, vamos brigar menos e apoiar umas as outras.

um beijo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s